Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O que é ABPP?

Hoje irei explorar um pouco neste post sobre o desenvolvimento de projetos baseado em problemas reais, como um recurso que viabiliza a aprendizagem dos alunos e dos professores.

A metodologia ABPP - Aprendizagem baseada em problemas e projetos - promove o desenvolvimento da habilidade de se trabalhar em grupo, bem como estimula o estudo individual de cada aluno de acordo com o interesse e o empenho do próprio estudante.




Este método posiciona tanto o aluno quanto o professor, uma mudança de papéis dentro da relação ensino e aprendizagem, pois muda o foco do ensino para a aprendizagem, o que retira o aluno do foco de agente passivo e o leva a um nível ativo na construção de seu próprio conhecimento; além de proporcionar trabalho de forma colaborativa e espírito de equipe.

O professor atua neste processo como um facilitador do grupo de alunos por meio de discussões e indica recursos didáticos necessários para a aprendizagem da equipe. O método pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, multidisciplinar ou transdiciplinar.

O que se espera do estudante neste processo é conscientizá-lo com relação ao que ele sabe e o que ele precisa saber, motivando a si próprio a buscar informações relevantes.

Com a utilização do método, adota-se uma postura de trabalho com conteúdos focados em problemas reais como o escopo do projeto.

A ABPP favorece a integração entre a universidade e empresa, entre o ensino e a pesquisa e a pesquisa e a empresa, favorece soluções interdisciplinares, a criatividade e a inovação, as habilidades em desenvolver projetos e a comunicação, o aprendizado eficaz, cria um entorno social, gera necessidade de conceitos mais atuais, e atualiza os professores.


O que se pode esperar com esse método é que os estudantes adquiram habilidades necessárias para enfrentar problemas desconhecidos no futuro. Com o trabalho baseado em problemas e projetos, o aluno desenvolve a capacidade de aprender a aprender. Com a elaboração do projeto desenvolve habilidades de cooperação e gestão. O projeto em si possibilita a cooperação com o mundo comercial e empresarial, proporciona interação entre ensino e pesquisa nascendo a inovação e imprime exigências da realidade garantindo um currículo mais flexível e relevante.



No próximo post falarei um pouco mais sobre esse método e uma forma prática para desenvolvê-lo em poucas sessões.





Um comentário:

Deixe seu comentário e fale se a informação ou experiência lhe ajudou.